Estes, à esquerda e abaixo, são artigos que eu publiquei aqui, no Webinsider ou em revistas e jornais como a Macmania, a Mac+ e o Estado de São Paulo.
Muitos deles foram escritos em acessos de raiva. Me orgulho de alguns deles e, embora eles sejam "temporalmente esparsos" demais para serem chamados de um blog, foi esse o papel que eles tiveram por um bom tempo.
Mas não é porque eu começei um blog (aqui mesmo) que eu vou abandoná-los e nunca mais acrescentar nenhum texto aqui - os posts mais "elaborados" ficarão aqui. O meu lado "repentista" ficará no blog.
Espero que você, leitor, goste dos dois.
Um abraço,
Ricardo Bánffy
Vendor Lock-In
Vendor lock-in é uma prática que torna o cliente dependente dos produtos de um determinado fornecedor. Apesar de repreensível, é uma prática comum em que o fornecedor torna os clientes "reféns" obrigando-os a comprar novas versões do seu produto ou arcar com substanciais custos para migrar seus dados e processos. Funciona tanto com software, quando ele mantém dados em formatos proprietários, como hardware, quando usa interfaces específicas de um fabricante (a IBM foi mestra dísso por décadas).
O Google Tem Razão
O Orkut, o Ministério Público e você
Veja, Lula e Software Livre
Por que a Veja não entende o software livre
FISL 7.0
Impressões sobre a migração anual dos entusiastas de software livre
Malacus Curiae
As cortes e seus amigos
O Office dos Deputados
Sobre o desperdício de dinheiro público no reforço de um monopólio