Personal tools
You are here: Home Blog (português) OpenID e Mission Creep



 

OpenID e Mission Creep

Posted by Ricardo Bánffy at Sep 10, 2008 10:10 AM |

"Mission Creep" é um termo militar usado quando o escopo de uma missão se expande além do originalmente planejado. Foi usado originalmente para descrever a operação de ajuda humanitária à Somália em 1992 que terminou no que poderia ser descrito como uma guerra civil.

OpenID é um padrão de autenticação cross-site que deixa você usar suas credenciais do Google, do Yahoo e de mais um monte de outros para se autenticar em outros sites participantes do padrão (como esse que você está lendo).

Ontem eu resolvi consertar o problema que estava acontecendo com o OpenID - usuários de Yahoo e Google não conseguiam se autenticar para deixar comentários no blog. No início, a coisa parecia simples: impor números de versão no arquivo de configuração do sistema de buildout e deixar que ele resolvesse tudo sozinho.

Não funcionou. O buildout queria instalar duas versões diferentes não importando o que eu dissesse no arquivo de configuração

Instalar os eggs manualmente e fingir que nada aconteceu também não funcionou. O Plone levantava e "não dizia coisa com coisa" (não era capaz de renderizar nenhum template)

A solução foi atualizar um dos componentes do sistema de buildout (o componente responsável pela "receita" de como se faz um Plone), rodar o sistema de buildout e deixá-lo fazer tudo por conta própria.

Dessa vez deu certo, mas eu acabei com uma versão nova do Plone (3.1.5.1) e de todos os outros produtos instalados nele.

Eu tinha um problema com uma biblioteca que era parte de um dos dois sistemas de login do site. Terminei com versões novas de tudo.

Crianças... Nunca façam isso em servidores de produção. Só não foi mais emocionante porque eu tinha bons backups.

Desculpe, mas...

Posted by https://me.yahoo.com/ericoandrei#f8f3c at Sep 10, 2008 11:03 AM

Ao menos eu consigo comentar agora!!! Aleluia!! E São Buildout seja louvado :-P

Desculpe, mas...

Posted by http://marrcandre.blogspot.com/ at Sep 10, 2008 12:47 PM

Consegui autenticar usando OpenID pelo Blogger.

consegui!

Posted by https://me.yahoo.com/a/JPWPUoh2mc2gYu.ILPALBKx0pNGID6yX#b6253 at Sep 10, 2008 07:31 PM

Agora sim funcionou. Mas a explicação acima não me esclareceu muita coisa. O importante é que funcionou agora.

consegui!

Posted by Ricardo Bánffy at Sep 11, 2008 08:09 AM
Bonito id, JPWPUoh2mc2gYu.ILPALBKx0pNGID6yX#b6253. :-)

Quanto à explicação, foi simples: esqueça trocar um único componente. Atualize a receita e deixe que ela cuide de tudo. Tenha fé.

Só não faça isso no seu ambiente de produção - é melhor montar outro, replicar e trocar no Varnish ou no Apache.