Personal tools
You are here: Home Blog (português) Providências tardias

Providências tardias

Posted by Ricardo Bánffy at Mar 07, 2009 01:05 PM |

Hoje, depois de tempo demais, talvez, eu resolvi pedir à Arquidiocese de Olinda e Recife para que agendasse minha excomunhão. Sugeri a quinta-feira, caso isso tenha que ser feito presencialmente. Quintas são mais tranquilas para mim e eu posso ter que ir até lá.

Já há muito não posso ou quero me considerar católico, ou mesmo cristão. Agnóstico é o mais longe que eu vou nesse terreno escorregadio - com meus amigos ateus declarados eu brinco que me falta a fé necessária para afirmar sem sombra de dúvida que o amigo imaginário de tantos outros não passa disso: de um amigo imaginário.

A gota d'agua foi a excomunhão da mãe e dos médicos de uma menina de 9 anos, 33 Kg e 1m30 de altura, grávida de gêmeos resultantes de um de muitos estupros sofridos desde os 6 de idade pelo padrasto que a Igreja acha não merecer a excomunhão.

Quem quiser me seguir pode produrá-los diretamente ou, melhor, procurar o representante da Igreja mais próximo de onde você mora, para evitar viagens desnecessárias.

Em São Paulo, o site é http://www.arquidiocese-sp.org.br/contato.htm, onde há e-mails e telefones. A página em que eu fui é em http://www.arquidioceseolindarecife.org.br/falmang.htm e tem um formulário para contato pela web. No Rio de Janeiro, você pode ir a http://www.arquidiocese.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=40.

Rupturas como essa não são coisas fáceis. Eu sei que essa decisão magoa pessoas muito queridas, mas também sei que elas entenderão e respeitarão minha decisão. Em outros tempos, eu ainda encontrava alguma compatibilidade entre os valores da Igreja Católica e os da minha consciência.

Hoje não consigo mais. É tempo de ouvir minha consciência.

Excomunhão

Posted by http://francazona.wordpress.com/ at Mar 08, 2009 01:01 PM

Talvez fique mais barato racharmos um táxi aéreo e fretarmos uma excomunhão coletiva. Que nem aqueles casamentos, sabe? Vou, agora, pedir a minha excomunhão. Sério. Adorei a idéia.

É o que eu digo...

Posted by http://rickleoirons.myopenid.com/ at Mar 09, 2009 01:30 AM

Mais cedo ou mais tarde, qualquer pessoa inteligente abandona os valores religiosos, especialmente os do catolicismo. É uma religião anacrõnica, que não visa a evolução do ser humano, e sim o controle sobre ele. As piores coisas que aconteceram à humanidade foram obra da Igreja Católica (Inquisição e perseguição religiosa, escravidão dos africanos, obscurantismo na Idade Média, apoio aos nazistas, etc). É história, quem quiser pode conferir. Se ela não mudou em séculos, não seria diferente agora.

Felizmente, eu já me excomunguei há muito tempo.

Católicos não são cristãos

Posted by Francisco A. S. Souza at Mar 09, 2009 05:23 PM

É um equívoco se declarar ex-cristão ao se declarar ex-católico. São coisas diferentes. Católicos não são cristãos há um bom tempo. :)

Ainda assim, parabéns pela atitude.

Decisão difícil

Posted by http://dirceu.myopenid.com/ at Mar 11, 2009 03:52 PM

"Agnóstico é o mais longe que eu vou nesse terreno escorregadio - com meus amigos ateus declarados eu brinco que me falta a fé necessária para afirmar sem sombra de dúvida que o amigo imaginário de tantos outros não passa disso: de um amigo imaginário."

Isso me fez lembrar desse vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=G1zxolRqRqI

"Eu sei que essa decisão magoa pessoas muito queridas(...)."

Esse é o grande problema (pra mim). Família, amigos e a maior parte das pessoas com quem convivo são religiosas (algumas até demais).

Isso é complicado... eu até evito falar sobre ateísmo, porque você sempre tem que se justificar. Se você fala "sou budista" ou "sou xintoísta" tudo bem, ninguém questiona - agora se você fala "sou ateu", ferrou.

Coragem

Posted by http://mrbits.myopenid.com/ at Mar 21, 2009 08:51 AM

Excomungar-se ( ou excomunicar-se ? ) não é deixar de acreditar em Deus, em Cristo, em Buda, nos Orixás, Alá, ou no Papai Noel. Minha última vez numa igreja católica foi no meu primeiro casamento. A igreja não impediu que esse casamento fracassasse depois de 2 meses. Entretanto, ainda creio em Deus, do meu jeito. E esse jeito tem zero de compatibilidade com qualquer dogma. Num país católico, tradicional, familiar e proprietário, declarar-se ateu ou agnóstico não exige tanta coragem quanto pedir para ser excomungado, mas vejo que há pessoas trilhando esse caminho. Há, inclusive, uma carta-modelo ( http://www.mrbits.com.br/Tutoriais/Excomungue-se/ ) para a solicitação de excomunhão. É um ato de protesto, mais do que um ato religioso que, antes de levar à mágoa, deveria levar as pessoas a pensar sobre. Deveria dar no Jornal Nacional que um grupo de x pessoas por mês solicita sua própria excomunhão. Mas eles preferem noticiar o gol do Ronaldo. Pão e Circo. Mais circo do que pão. Povo ignorante é povo manipulável, e lá vem a igreja católica ( os minúsculos são propositais ) contribuir com nossa ignorância. Portanto, parabéns pelo ato. Deixe-nos saber o que foi dito a você.

Resposta

Posted by http://fernandoribeiro.eti.br/ at Apr 21, 2009 10:50 PM

Eles chegaram a responder?

Resposta

Posted by http://fernandoribeiro.eti.br/ at Apr 21, 2009 10:53 PM

Eles chegaram a responder?

Resposta

Posted by http://fernandoribeiro.eti.br/ at Apr 21, 2009 10:54 PM

Eles chegaram a responder?