Personal tools
You are here: Home Blog (português) Resposta à idéia de que software-livre seja coisa do PT

Resposta à idéia de que software-livre seja coisa do PT

Hoje, em seu blog, Reinaldo Azevedo afirmou software livre está preso ao PT. Normalmente eu não ligaria para o que ele escreve, mas não custa educar as pessoas, custa?

O post original está aqui e minha resposta original está aqui. Abaixo segue uma cópia, com links adicionados, para os que preferem ler daqui ou pro caso do original ficar inacessível.


Reinaldo,

Seu blog roda em WordPress, escrito em linguagem PHP, em um ou mais servidores com o sistema operacional Linux e com os dados guardados em um banco de dados MySQL, provavelmente rodando em outro servidor Linux. As páginas e imagens são servidas, no final, por um servidor Apache. Todos esses produtos são software-livre, fruto do trabalho de indivíduos e de empresas que ganham dinheiro produzindo, operando e suportando o software que você associa ao PT.

Software-livre é uma coisa muito maior do que o PT, o PMDB, o PSDB, seu blog ou a Veja.

Se quiser, pode ler alguns artigos meus sobre isso em http://www.dieblinkenlights.com


Se você está chegando agora ou, como para o Reinaldo, toda essa coisa de software livre é novidade demais, eu sugiro os 3 textos abaixo que eu escrevi (alguns há anos) para o Webinsider:

Espero que sejam úteis.

De novo

Posted by Anonymous User at Apr 23, 2010 08:18 PM
Esses colunistas da Veja não aprendem... na ânsia de atacar o PT - o que é louvável -, acabam colocando tudo no mesmo balaio - o que é estúpido, e denota falta de discernimento, de informação ou simplesmente má-fé da parte de quem escreve. Diabos, software, livre ou não, é apartidário, até o meu cachorro já entendeu isso.

De novo

Posted by Anonymous User at Jul 08, 2010 10:04 PM
O SL é mais ligado ao PC: PARTIDO DOS CHATOS

De novo

Posted by Anonymous User at Jul 17, 2010 05:58 PM
Não tão chato quanto seus detratores acéfalos.

Mas o uso...

Posted by Anonymous User at Apr 30, 2010 07:01 PM
O software pode ser apartidário, mas o uso é bem definido: PT com software livre, PSDB com a Microsoft. Vendo a questão pelo lado do seu Reinaldo...

Mas o uso...

Posted by Ricardo Bánffy at May 05, 2010 08:58 AM
O PSDB tem mesmo essa desconfortável associação histórica com a Microsoft e com o software caro e ruim que ela produz, mas eu tenho esperança de que essa associação possa ser desfeita. É um trabalho de educação que precisa ser feito.