Personal tools
You are here: Home Blog (português) Ubuntu e o tempo de boot



 

Ubuntu e o tempo de boot

Não é lenda que máquinas Linux quase nunca bootam. Assim sendo, o tempo que elas levam para ficar disponíveis depois de serem ligadas é despresível comparado com o tempo em que você fica usando a máquina. Infelizmente, nem todo mundo pode deixar seu computador ligado, suspenso ou hibernando todo o tempo. Eu prefiro desligar meu netbook quando não vou usá-lo por algumas horas e, por conta disso, tenho que passar por uma "partida a frio" do computador quando quiser usá-lo de novo.

Pensando nesses usuários, o pessoal da Red Hat e da Canonical tem feito enormes progressos na redução do tempo de partida de nossos computadores. O vídeo abaixo (tirado daqui) mostra um Thinkpad com "disco" flash indo do auto-teste ao browser em pouco mais de 20 segundos.

Bootar de um disco de verdade deve demorar mais, mas, ainda assim, estou impressionado com o resultado.

Se pelo menos o Vista fizesse isso depois de um BSOD...

Nem tanto

Posted by http://rickleoirons.myopenid.com/ at Apr 18, 2009 12:32 AM

No meu Arch Linux, no HD principal (250GB), o boot é de ~27s (com login automático). No Ubuntu, que fica num HD de 40GB IDE do arco da velha, o boot é de ~33s (depois de desativar alguns serviços e compilar um kernel novo), e olha que o HD está com um defeitinho. Claro, isso num desktop, mas não deve ser difícil fazer algo semelhante num notebook.

...

Posted by http://rickleoirons.myopenid.com/ at Apr 18, 2009 12:34 AM

Ah, ia me esquecendo: o Vista demorava quase 1 minuto para concluir o boot, antes de eu trocá-lo pelo Windows Server 2003.

spel skillz

Posted by Anonymous User at Feb 12, 2010 03:17 AM
"desprezível"