Personal tools
You are here: Home Blog (português) Federações de Twitters

Federações de Twitters

Posted by Ricardo Bánffy at Aug 28, 2008 11:00 PM |

Outro dia, enquanto ouvia o FLOSS Weekly, eu fiquei sabendo da existência de um site similar ao Twitter, o Identi.ca. Com os recentes problemas de escalabilidade do Twitter, o conceito por trás do identi.ca ficou mais interessante: o site é baseado num sofware de micro-blogging chamado Laconica.

E isso faz toda a diferença.

A sacada do Laconica é que não existe apenas um identi.ca - você mesmo pode baixar o seu e instalar no seu hosting PHP de US$ 2.99 por mês. Mais do que isso, ele pode conversar com outros sites através de um protocolo e publicamente conhecido e, com isso, formar uma rede. Até as APIs do Twitter estão lá replicadas, para que você possa usar o software que você já usa integrado ao Twitter no seu próprio site.

A integração funciona por assinaturas - servidor A assina o feed X do servidor B. Quando B tiver o conteúdo de X alterado, ele avisa o servidor A e manda as alterações para ele. Simples, elegante e insanamente escalável.

Essas idéias têm toda a cara de ter muito futuro.

Nota: Dias depois de escrever isso, eu me toquei da importância de outra sacada que o criado do Laconica mencionou: Enquanto Twitter pensa em um repositório centralizado, o Laconica pensa em mailboxes. Isso reduz expressivamente a carga no repositório de posts às custas de replicação de informações (que não eram editáveis de qualquer modo).

Essa é outra idéia muito importante para se ter na cabeça quando projetamos coisas que precisam aguentar 10 ou 1000 vezes mais usuários.