Personal tools
You are here: Home Blog (português) IRC para trabalhadores oprimidos

IRC para trabalhadores oprimidos

Posted by Ricardo Bánffy at Nov 26, 2009 06:20 PM |

Para muitos, IRC é uma tecnologia quase esquecida.

IRC, para quem nunca soube (ou já esqueceu), é uma sigla para Internet Relayed Chat. Uma rede IRC é composta de servidores (nós) aos quais você se conecta usando um cliente IRC. Nessas redes você encontra usuários, que estão se comunicando em um ou mais "canais".

Essas redes de IRC têm um papel central em muitos projetos distribuídos. Uma das mais importantes é a freenode. É nos canais dela que os usuários e criadores de vários (na casa de centenas) produtos se encontram para trocar idéias, tirar dúvidas e sugerir alterações. É muito mais rápido do que perguntar algo numa lista de e-mails. Foi no canal "#httpd" (do pessoal do Apache) que eu resolvi um problema de configuração em que eu esbarrei hoje de manhã. Não é exagero dizer que as redes de IRC são um dos pilares do desenvolvimento de software de código aberto. Sem elas, a comunicação seria muito mais complicada.

É, por isso mesmo, um recurso extremamente valioso.

Infelizmente, por questões as mais variadas, muitas empresas bloqueiam as portas por onde passa o tráfego de IRC nos seus firewalls, isolando seus usuários. Quem trabalha nesses lugares acaba até mesmo esquecendo que redes IRC existem ou acaba com a falsa noção de que ninguém mais usa. Acaba sendo obrigado a resolver seus problemas pelas listas de discussão por e-mail. Lento, doloroso e ineficiente.

Para nossa sorte, o bloqueio das portas do IRC não quer dizer que esses proletários oprimidos precisem viver em isolamento, incapazes de se mobilizar: algumas dessas redes - a freenode entre elas - têm fronts HTTP. Para usar o front HTTP da freenode, você só precisa digitar o endereço http://webchat.freenode.net/ no seu navegador, escolher um nickname e um canal no qual entrar. Daí em diante, é como se você estivesse usando um cliente IRC no seu próprio computador. Para saber mais sobre como se usa o IRC (e etiqueta é importante), eu recomendo o IRC Primer.

De resto, se você está lendo isso de dentro de uma rede em que não consegue usar um cliente IRC de verdade, não pense duas vezes: saia explorando, aprenda e converse. Há um monte de gente lá esperando por você.

Eu aprendi isso tarde

Posted by http://marcoandre.myopenid.com/ at Nov 27, 2009 03:29 PM
Usei computadores e a Internet durante mais de uma década sem conhecer o IRC. Sempre associei a adolescentes querendo se mostrar. Quando finalmente fui apresentado a ele, fiquei fascinado. Usamos pra reuniões quinzenalmente e é uma ferramenta fabulosa.