Personal tools
You are here: Home Blog (português)



 
Showing blog entries tagged as: web

Embaraçoso, parte 2

Mais um capítulo interessante na saga em que se transformou o desastrado viral que a Wunderman (foram eles mesmo?) fez para a Dell com a música de "Dança do Créu": Agora a versão modificada, que eu linkei no último post, saiu do ar de vez.

Do primeiro eu guardei o .flv. Desse não deu tempo.

 

Read More…

Embaraçoso

Embaraçoso

Eu quase nunca fico sem palavras.

Hoje eu recebi o link do que eu suponho seja um comercial da Dell. Comerciais não são baratos. Normalmente têm uma agência de publicidade, uma produtora e dezenas, se não centenas, de pessoas envolvidas e alguém, supostamente competente, para assinar o gordo cheque.

Eu queria dizer a todos os envolvidos nesse comercial que eu posso até continuar comprando equipamentos da Dell, mas que eu preferiria nunca ter visto essa abominação.

Adendo 1 (de 6 de maio): Curioso esse negócio de internet. A Dell, em silêncio depois de uma enxurrada de críticas, tirações de sarro e todo tipo de porrada por toda a blogosfera, resolveu mudar a música. O vídeo continua exatamente o mesmo, mas a música... quanta diferença.

E estou particularmente chocado com os publicitários que permitiram que essa peça visse a luz do dia. Coisas assim deveriam ser enterradas em blocos de concreto, junto com a pessoa que teve a idéia.

É isso... A Microsoft gasta rios de dinheiro com campanhas tentando provar que tudo bem não ser descolado o bastante para usar um Mac e aí vem a Dell e estraga tudo com um viral desses. É o equivalente PC das "duas garotas e um copo".

Adendo: Para os realmente bravos, ainda há uma versão em inglês:

Read More…

Biodiversidade, parte 2

Algum (bastante) tempo atrás, eu, entre muitos outros, alertei sobre o risco que corremos quando adotamos computadores iguais rodando todos os mesmos programas. Alertei, particularmente, para o risco de uma plataforma completamente alheia à idéia de segurança ser a plataforma majoritária em nossa quase monocultura.

Bom...

Primeiro de abril chegou, passou e nada aconteceu. Confickers por todo o planeta passaram a se atualizar de uma forma diferente e um pouco mais complicada. Mas nada aconteceu.

Agora começam a chegar relatos de que eles estão baixando um pacote com suas funcionalidades. Ainda não há muita informação sobre o que ele é e o que ele faz, mas PCs - milhões deles - espalhados pelo planeta estão recebendo suas ordens.

Daqui do alto de um sistema operacional seguro eu poderia me apegar à ilusão de que eu estou cruzando a Mach 3, cinquenta mil pés acima das tempestades a que os usuários de outras plataformas estão sujeitos. O único problema é que isso não é verdade.

Embora meu notebook seja virtualmente à prova de vírus, eu ainda enfrento o bombardeio de spam, as cerca de 10 tentativas (fúteis) de invasão por segundo de meu servidor pessoal e compartilho minha banda com dezenas ou centenas de botnets que saturam os encanamentos da internet. 83% dos e-mails que batem em meu servidor são spam e apenas uma pequena fração deles vêm de data-centers de verdade.

Máquinas mal-administradas são um problema não só para seus donos, que têm suas contas roubadas, sua banda e seus computadores saturados porque estão fazendo coisas que não deveriam estar fazendo, mas de todos nós que sabemos como se faz para não ter nossos computadores invadidos. Não fomos nós que criamos o problema, mas teremos, ainda assim, que aturá-lo. 

Máquinas inseguras são a causa de mais de 80% da "poluição ambiental" da internet.

Depois ainda me perguntam por que eu acho que deixar a própria máquina fazer parte de um botnet deveria ser crime...

Read More…

"Elevate our profits"

Às vezes eu fico desconfortável criando um longo desfile de posts ridicularizando, questionando ou condenando a Microsoft. Eu preferiria ser considerado pro-software-livre, pro-diversidade, pro-inovação e outras coisas do que ser considerado mais um de tantos rabugentos anti-Microsoft.

O problema é que eles vivem fazendo coisas que merecem o ridículo público.

Não me entendam mal. Eu gosto de falar mal da Microsoft. Ela é o valentão burro da escola, que é forte, mas sempre acaba fazendo papel de bobo, mesmo quando bate nas crianças mais fraquinhas. É bronco, tem manchas de suor nas axilas e cheira mal. Peida em público. Nunca fica com as garotas.

Eu acabei de ler no Slashdot (uma fonte sem fim de inspiração para MS-related rants) que a Microsoft tem seu próprio plano de estímulo para a economia americana. O plano se chama "Elevate America".

Isso pode ou não ser uma resposta ao pedido de Obama a Scott McNeally (o divertidíssimo ex-CEO da Sun e rabugento-mor do time anti-Microsoft) para que investigasse software de código aberto como uma forma de poupar dinheiro público ou ao apelo de 19 proeminentes figuras do mundo open-source para que Obama considerasse o estímulo direto a projetos abertos como forma de estímulo econômico. Não há como saber. A idéia é suficientemente estúpida para ter partido das fileiras da companhia, de alguém ansioso demais por subir a escada corporativa.

O plano idiota é assim:

(não riam, por favor)

Em um primeiro momento, a Microsoft vai disponibilizar, em seu site, material didático ensinando coisas como como usar a internet, como mandar e-mails e como criar currículos (com Windows, IE e, provavelmente, Office, respectivamente), assim como material "mais avançado" sobre como usar outros produtos da companhia.

Em um segundo momento, ela vai recrutar a ajuda de capan^H^H^H^H^H governos locais como os dos estados de Flórida, Nova Iorque e Washington para tornar esses materiais facilmente disponíveis para seus moradores.

Estou comovido com toda essa generosidade em ensinar as pobres pessoas a usar os produtos que eles mesmos vendem. Só achei que, para ter o apelo emocional correto, faltam no site algumas fotos de filhotes de labrador.

Isso tudo é medo de que as pessoas descubram que não precisam da Microsoft para usar seus computadores? Que é perfeitamente possível fazer tudo isso que eles se propõe, generosamente, a ensinar, sem pagar um tostão pelos produtos meia-boca do paquiderme de Redmond?

Depois eles querem processar pessoas que dizem que eles adotam táticas de traficante para aliciar usuários... O que é isso se não dar de presente ao futuro dependente sua primeira dose?

Nota: Você também encontra esse artigo lá no Webinsider. Lá você também vai encontrar os comentários dos leitores de lá, que costumam ser muito mais numerosos que os daqui.

Read More…

Anúncio Público

Posted by Ricardo Bánffy at Sep 08, 2008 04:35 PM |
Filed under: web blog

Hoje eu anunciei para os amigos (e para algumas das listas que eu frequento) o fato de que, seguindo uma tradição iniciada em 95, depois de 13 anos trabalhando com internet, eu finalmente tenho um blog.

Foi mais de uma década de letargia: meu primeiro domínio foi registrado em 2002, pouco antes do site ir pro ar, sem conteúdo, que só chegou em 2003 e hoje, em 2008, eu passei a ter um blog.

Muitos de vocês sabem como é. Aqui é casa de ferreiro.

Read More…

Djangocon

Posted by Ricardo Bánffy at Sep 08, 2008 10:10 AM |

Estava sábado na Djangocon, que foi transmitida ao vivo para o escritório da Google em São Paulo. Obrigado ao Rodolfo, que interrompeu as férias dele para fazer isso acontecer, e a todo o pessoal da Google, que cedeu infra, comida e tudo o que foi necessário para a coisa acontecer tanto aqui como lá.

A diferença de horário mata um pouco - o evento rola até as 23 horas (aqui em GMT-3) - mas as palestras de ontem foram bem interessantes. Quem sabe ano que vem rola a transmissão dos dois tracks simultâneos. Quem sabe, no ano que vem, eu consigo assistir mais delas. A organização promete que elas estarão disponíveis no Google Videos. Eu acredito. O pessoal é bom.

Se você não conhece Django, azar o seu. Você poderia estar fazendo mais, melhor e com menos esforço.

Read More…